.jpg)
Bom, como a graça está no livre arbítrio, no único, e, na nossa liberdade de decidir, hoje eu decido chutar o balde. Hoje eu estou em desacordo com aquele mundo doce e colorido de ontem, que tinha muito cor-de-rosa e era um tanto utópico. Tudo bem, o mundo precisa de amor, as pessoas precisam de amor, eu preciso de amor, mas tem gente chutando a boca da gente o tempo todo! E se chuta uma vez, até nos esforçamos em tolerar, mas, se vem chutar a segunda vez, a gente tem que estar esperto, não é? Tolerância é bom mas desde que não deixemos de nos respeitar, isso é importante. Todo mundo erra e erramos muitas vezes, repetimos o erro também. Erramos por não saber, erramos por desatenção, erramos por não avaliar prós e contras, por não analisar o custo-benefício, erramos porque queremos, afinal, um pecadinho de vez enquando cai bem, não? Pelo menos era o que nosso querido Oscar Wilde já dizia no século XIX! Esse irlandês era fã de um pecado, tinha ódio de mulheres e era veementemente contra o casamento, mas claro, ele tinha suas razões. Oscar Wilde era homossexual no século XIX! Isso explica muito dos seus pensamentos, de suas revoltas, suas desilusões e suas atitudes. Conforme ele, melhor do que pecar é a divulgação do pecado, isso dá muito mais prazer. Dizer-se pecador é prazeroso: "Orgulho é a metade do atrativo do pecado. Nada nos envaidece tanto como dizerem-nos que somos pecadores." E seja lá qual for o motivo de errarmos, a verdade é que ninguém tem que aguentar "craca" de ninguém. Se alguém te faz mal você afasta, mantém longe, evita ou deleta, afinal, as pessoas têm que refletir sobre seus erros e fazer alguma coisa a respeito. A não ser que realmente não queiram e estejam felizes errando como estão, elas decidem. Elas decidem mesmo!! Ninguém muda ninguém! Guarde isso: "Ninguém muda ninguém". Uma das grandes leis ou lições da vida, que inclusive deveria ser ensinada na escola para que embutíssemos isso em nossas cabeças desde cedo. Todo mundo já patinou tentando mudar outra pessoa, mas deve ser por isso que a cabeça é dura: pra bater na parede. Insistir em mudar alguém é ficar batendo a cabeça na parede incessantemente. A mudança acontece quando nós decidimos mudar a nós mesmos, isso sim é possível. Ninguém nos muda se não permitirmos e mais, se não desejarmos isso de verdade. Então, cada um é o que deseja ser. Não temos que ter estômago forte pra tudo não. Tem coisas que a gente não digere e tem coisas que não conseguimos engolir (nem com farinha). Brincadeira tem hora e o bom senso tem que estar presente. Então, ninguém é santo e perfeito, mas ninguém é bobo suficiente para não se saber errante. Então, cada um tem que dormir com o barulho que produz.
E tudo bem, eu não resisti:
"Não ame por beleza, pois um dia ela acaba, não ame por admiração, pois um dia posso me decepcionar. Ame apenas, pois o tempo nunca poderá apagar um amor sem explicação." Madre Tereza de Calcutá
Agradeço ao meu amigo L.B.M por ter me apresentado Oscar Wilde há uns anos atrás.
FOTO:tirei de mim mesma num dia que enrolei os cabelos
adorei tuas cronicas parabens pri é bom saber que muitas pessoas ainda acreditam em alguma coisa principalmente na alegria de viver, de escrever, de sorrir.
ResponderExcluirPri, adorei esse texto, como adoro tbm todos os outros... Fico feliz em aprender cada dia um pouquinho com vc... hehe Bjusss
ResponderExcluirDe nada, porquinha!!!
ResponderExcluirEu amo você. desde a época em que você escreveu este texto, tempo em que éramos "apenas" grandes amigos, e ainda mais agora, minha namorada!!!
Um beijo do LUCAS BARBOSA MAZZER. (Sem essa de L.B.M.).
Nunca pare de escrever, meu amorzinho!!!!